E. Amorim
Biografia
(S. JOÃO DA MADEIRA, 1963)
Iniciou os seus estudos musicais em S. João da Madeira, continuando, depois, na Academia de Música de Sta. Maria da Feira e veio a concluir no Conservatório de Música do Porto os Cursos Superiores de Piano e Composição.
De 1988 a 1993 frequentou a Escola Superior de Música de Würzburg, tendo aí obtido o Bacharelato em Direcção de Orquestra e a Licenciatura em Música Sacra. De 1994 a 2010 foi Maestro do Coro da Sé Catedral do Porto. Nesse contexto, salienta-se o empenhamento na divulgação de obras de compositores portugueses, inserindo-se neste propósito as duas digressões realizadas pelo Coro na Inglaterra e na Alemanha, assim como a gravação de um CD com música vocal portuguesa da renascença e um outro com trabalhos de composição sobre melodias populares de Natal cantadas em Portugal, num projecto conjunto de 4 compositores, de que fazia parte.
Dirigiu, em concerto, a Orquestra Clássica do Porto, a Orquestra do Norte, a Orquestra “Brandon Hill” de Bristol, a Orquestra Sine Nomine, a Orquestra Sinfónica de Zlin e o Ensemble de Música Antiga Musica Florea de Praga.
Lecciona actualmente no curso de Composição da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto.
É autor de obras como “Te Deum”, para Tenor solo, Coro misto, Coro de crianças e Órgão (1998), “Joie” para Órgão solo (2000), “Nós vos louvamos (Te Deum em português)” para Soprano e Tenor solos, Metais e Coro (2001). Em Julho de 2001 foi executada “Stabat Mater” para Coro, Percussão e Órgão pelo Norddeutscher Figuralchor, em concerto integrado na programação do Porto 2001 Capital Europeia da Cultura. Em Dezembro do mesmo ano foi apresentado “Um Natal Português”, um composição colectiva, composta em conjunto com Carlos Azevedo, Fernando Lapa e Fernando Valente, para Soprano solo, Coro e Orquestra, sobre melodias populares de Natal portuguesas. Em Julho de 2002 foi estreada no âmbito do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim uma obra sua para Orquestra, “Danças com Mar”, entretanto já editada em CD. Em 2003 foi estreada no Festival de Órgão de Mafra “E-motion” para dois Órgãos históricos e de 2004 ressaltaria a obra “4:3 – Dopo un film di” para 2 Pianos a 4 mãos e 3 solistas para o Festival Black & White em 2005, ou ainda “Repercussio” para Marimba, Gong e Órgão. Em 2006, foi apresentada no Festival Internacional de Órgão de Lisboa “Actions de Grâces” para Soprano, Flauta e Órgão; neste mesmo ano foram apresentadas “Hommage” para piano solo, “Laudate Pueri”, pelo Coro de Crianças do Círculo Portuense de Ópera e um conjunto de obras para a liturgia, apresentadas pelo Ensemble Vocal Canto Nono, no âmbito da missa de comemoração dos 250 anos da Região Demarcada do Vinho do Porto, com transmissão televisiva da RTP.
A sua actividade extende-se ainda à investigação no âmbito da Música Portuguesa, sendo neste contexto membro do CITAR – Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Na mesma instituição encontra-se a preparar tese de Doutoramento em Musicologia histórica.
Partituras