(Vila de Ponte, 1957)
O Padre Miguel Carneiro, natura de Vila de Ponte (Guimarães) fez os seus estudos nos seminários diocesanos de Braga, onde concluiu a teologia e se ordenou em 1957. Na sua carreira musical teve um papel preponderante o grande compositor Doutor Manuel Faria, o seu verdadeiro Mestre em Composição.
Em 1959 foi convidado para colaborador de Mons. Lopes da Cruz, fundador e director da Rádio Renascença: um homem com visão de futuro. Em homenagem a esta figura de prestígio, o autor compôs uma Missa de Requiem que foi cantada no dia das exéquias solenes. Posteriormente esta missa foi refundida e abrilhantada pela orquestração de Jorge Vilã Lé, tendo sido várias vezes executada, em concertos, na Sé Primacial de Braga.
Frequentou posteriormente o Conservatório de Música de Lisboa onde concluiu o Curso Superior de Canto com o professor Oliveira Lopes. É colaborador da RTP na selecção dos coros que participam na Eucaristia Dominical. Foi também colaborador assíduo da Revista de Música Sacra de Braga. Foi professor no Colégio Militar e no Externato da Luz até à sua aposentação.