Domingo XI do Tempo Comum | Ano B

Antífona de Entrada
Salmo Responsorial
Aclamação ao Evangelho
Apresentação dos Dons
Antífona de Comunhão
Pós-Comunhão
Final
Antífona de Entrada

"Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica. 
Vós sois o meu refúgio: não me abandoneis, meu Deus, meu Salvador."
Salmo 26, 7.9

Escutai, Senhor, a voz do meu clamorC. Silva (NCT, 88 | OC, p. 95 | LAU, 344)
Escutai, Senhor, a voz do meu clamorA. Pinto (LD, p.71)
Ouvi, Senhor, a voz da minha súplicaF. Santos (BML, 101 | ENPL, XX)

[Outros cânticos]

Chegue até vós, SenhorF. Santos (BML, 52 | CEC II, p. 142-143 | NCT, 213)
Chegue até vós, SenhorN. Fileno (OCL)
Escutai-me, Senhor, e respondei-meF. Silva (CEC II, 105-106 | IC, p. 438-439 | NRMS, 91)
Ouvi, Senhor, as minhas palavrasF. Silva (IC, p. 238 | NRMS, 61)
Sede a rocha do meu refúgioM. Simões (CEC II, p. 33-34 | CN, 903)
Sede a rocha do meu refúgioF. Lapa (BML, 117)
Leitura I

Ez 17, 22-24 
«Elevo a árvore modesta» 
Foi talvez esta passagem do profeta que ofereceu a Jesus ocasião para anunciar as duas pequenas parábolas que vamos escutar no Evangelho. O profeta mostra-nos como de um pequeno ramo Deus pode fazer o começo de uma árvore frondosa. Assim foram os princípios e depois o desenvolvimento do reino de Deus, porque o vigor da vida de Deus aí estava. 

Leitura da profecia de Ezequiel 
Eis o que diz o Senhor Deus: «Do cimo do cedro frondoso, dos seus ramos mais altos, Eu próprio arrancarei um ramo novo e vou plantá-lo num monte muito alto. Na excelsa montanha de Israel o plantarei e ele lançará ramos e dará frutos e tornar-se-á um cedro majestoso. Nele farão ninho todas as aves, toda a espécie de pássaros habitará à sombra dos seus ramos. E todas as árvores do campo hão-de saber que Eu sou o Senhor; humilho a árvore elevada e elevo a árvore modesta, faço secar a árvore verde e reverdeço a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço». 
Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial

Salmo 91 (92), 2-3.13-14.15-16 (R. cf. 2a) 

É bom louvar-Vos, Senhor.

É bom louvar o Senhor 
e cantar salmos ao vosso nome, ó Altíssimo, 
proclamar pela manhã a vossa bondade 
e durante a noite a vossa fidelidade. 

O justo florescerá como a palmeira, 
crescerá como o cedro do Líbano; 
plantado na casa do Senhor, 
florescerá nos átrios do nosso Deus. 

Mesmo na velhice dará o seu fruto, 
cheio de seiva e de vigor, 
para proclamar que o Senhor é justo: 
n’Ele, que é o meu refúgio, não há iniquidade.
 __ 

É bom louvar-Vos SenhorAr. Oliveira (IAC, p. 184)
É bom louvar-Vos, SenhorM. Luís (SRML, p. 220-221)
É bom louvar-Vos, SenhorAz. Oliveira (SRAO B, p. 126-127)
É bom louvar-Vos, SenhorM. Carneiro (SRMC B, p. 102-103)
É bom louvar-Vos, SenhorJ. A. Nunes (OCL)
É bom louvar-Vos, SenhorN. Almeida (OCL)
Leitura II

2 Cor 5, 6-10 
«Empenhamo-nos em agradar ao Senhor, quer continuemos a habitar neste corpo, quer tenhamos de sair dele» 
O cristão vive neste mundo sempre numa grande tensão entre a experiência diária desta vida e a como que a saudade da vida futura, como exilado mas cheio de esperança, sem nunca perder de vista o termo para onde caminha. Lá há-de encontrar toda a sua vida nas mãos de Deus, com o que nela tiver feito de bom ou de mau. 


Leitura da Segunda Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios 
Irmãos: Nós estamos sempre cheios de confiança, sabendo que, enquanto habitarmos neste corpo, vivemos como exilados, longe do Senhor, pois caminhamos à luz da fé e não da visão clara. E com esta confiança, preferíamos exilar-nos do corpo, para irmos habitar junto do Senhor. Por isso nos empenhamos em ser-Lhe agradáveis, quer continuemos a habitar no corpo, quer tenhamos de sair dele. Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que receba cada qual o que tiver merecido, enquanto esteve no corpo, quer o bem, quer o mal. 
Palavra do Senhor. 
 

Aclamação ao Evangelho

V/
A semente é a palavra de Deus e o semeador é Cristo: 
quem O encontrar permanecerá para sempre.

Aleluia | A semente é a palavraF. Santos (ENPL, XXXVI)
Evangelho

Mc 4, 26-34 
«A menor de todas as sementes torna-se a maior de todas as plantas da horta» 
A pregação de Jesus, ao apresentar o mistério do reino de Deus, e, depois, a pregação continuada na Igreja, é comparada a uma sementeira. O seu desenvolvimento é lento, mas constante e vigoroso, porque é forte a vitalidade da semente, que é a Palavra de Deus. É essa a vitalidade que a faz germinar, crescer, chegar à hora da colheita. A humildade dos começos não é obstáculo à grandeza que o reino de Deus há-de atingir na hora da ceifa. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «O reino de Deus é como um homem que lançou a semente à terra. Dorme e levanta-se, noite e dia, enquanto a semente germina e cresce, sem ele saber como. A terra produz por si, primeiro a planta, depois a espiga, por fim o trigo maduro na espiga. E quando o trigo o permite, logo se mete a foice, porque já chegou o tempo da colheita». Jesus dizia ainda: «A que havemos de comparar o reino de Deus? Em que parábola o havemos de apresentar? É como um grão de mostarda, que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra; mas, depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra». Jesus pregava-lhes a palavra de Deus com muitas parábolas como estas, conforme eram capazes de entender. E não lhes falava senão em parábolas; mas, em particular, tudo explicava aos seus discípulos. 
Palavra da salvação. 

Apresentação dos Dons
Deus abençoou a nossa terraM. Luís (CAC, p. 31 | IC, p. 74-75 | NRMS, NRMS 4-I | CN, 350)
Jesus, Tu és sementeA. Cartageno (ENPL, XXVII)
Uma só coisa é necessáriaAz. Oliveira (ENPL, XXXVI)
Antífona de Comunhão

Uma só coisa peço ao Senhor, por ela anseio:
habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida.
(Salmo 26, 4)

Uma só coisa peço ao SenhorM. Luís (SRML, p. 466)
Uma só coisa peço ao SenhorA. Pinto (LD, p.73)

Pai santo, guarda no teu nome os que Me deste,
para que sejam em nós confirmados na unidade, diz o Senhor.
(Jo 17, 11)

Pai santo, eu rogo por aquelesAr. Oliveira (IAC, p. 429)
Pai santo, guarda no Teu nomeM. Simões (CEC II, p. 56 | NRMS, 116)

[Outros cânticos]

A semente é a palavra de DeusC. Silva (CEC II, p. 79-80 | OC, p. 19 )
Jesus, Tu és sementeA. Cartageno (ENPL, XXVII)
O reino de Deus é como a sementeAr. Oliveira (IAC, p. 360)
Pós-Comunhão
Buscai o alimentoM. Luís (CAC, p. 382-383)
Habitarei para sempreC. Silva (OC, p. 134)
Habitarei para sempreM. Carneiro (SRMC A, p. 134-135)
O reino de Deus é como a sementeAr. Oliveira (IAC, p. 360)
Uma só coisa é necessáriaAz. Oliveira (ENPL, XXXVI)
Final
Anunciai a todos os povosF. Santos (BML, 84-85)
Ide e proclamaiAr. Oliveira
Proclamai, proclamai entre as naçõesA. Cartageno (ENPL, XLV)
[BML] Boletim de Música Litúrgica, Serviço Diocesano de Música Litúrgica, Porto.
[CAC] Pe. Manuel Luís - Cânticos da Assembleia Cristã, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2006.
[CEC II] Cânticos de Entrada e Comunhão, vol. 2, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 1999.
[CN] Cantoral Nacional para Liturgia, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2019..
[ENPL] Guiões dos Encontros Nacionais de Pastoral Litúrgica, Fátima.
[IAC] Pe. Artur Oliveira - In Aeternum Cantabo, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2021.
[IC] A Igreja Canta, 2.ª ed, Comissão Bracarense de Música Sacra, 2005.
[LAU] Laudate: Cânticos e Orações, Edição para uso interno das comunidades paroquiais sem fins lucrativos, Leiria.
[LD] Pe. Ângelo Ferreira Pinto - Louvai a Deus - Coletânea de cânticos, Paróquia de São Mamede de Perafita, 2000.
[NCT] Novo Cantemos Todos, Editorial Missões, Cucujães,1990.
[NRMS] Nova Revista de Música Sacra, Comissão Bracarense de Música Sacra, Braga.
[OC] Con. Carlos da Silva - Orar Cantando, Secretariado Nacional de Liturgia, Fátima, 2001.
[OCL] Pró-manuscrito , publicado pelo site O Canto na Liturgia.
[SRAO B] Pe. António Azevedo de Oliveira - Salmos Responsoriais: Ano B, Música Sacra, Braga, 1990.
[SRMC A] Pe. Miguel Carneiro - Eu Vos Louvarei, Senhor: Salmos Responsoriais – Ano A, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRMC B] Pe. Miguel Carneiro - Deus fez maravilhas: Salmos Responsoriais – Ano B, Paulus Editora, Lisboa, 2008.
[SRML] Pe. Manuel Luís - Salmos Responsoriais e Aclamações ao Evangelho, Comissão de Liturgia e Música Sacra do Patriarcado de Lisboa, Lisboa, 1997.