José Joaquim Pinto Geada nasceu a 24 de agosto de 1937, na Orca, concelho do Fundão.Recebeu, pela imposição das mãos de D. Policarpo da Costa Vaz, a ordenação presbiteral a 9 de março de 1963.
Atendendo às suas aptidões musicais, frequentou em 1962, em Fátima, a XIII Semana Gregoriana, que, por iniciativa de Júlia d’Almendra, desde 1950, se realizavam em Fátima. Aí conviveu de perto com dois incontornáveis vultos do Canto Gregoriano: D. Joseph Gajard, da Abadia de Solesmes e o Prof. Le Guénnant, do Instituto Gregoriano de Paris.
Na década de 70, haveria de frequentar, em Lisboa, no Centro de Estudos Gregorianos, o curso de Composição e Contraponto, com o Maestro Frederico de Freitas, bem como, o Curso de Harmonia e Órgão, com o Prof. Antoine Sibertin-Blanc. Ainda nessa década, em 1976, toma como encargo a regência do Orfeão da Covilhã.
Além da composição, ensino musical e direção coral, o P. José Geada tem-se dedicado, no domínio da investigação, à história musical da Catedral egitaniense e à recuperação das obras de José Maurício e João José Baldi, mestres-capela da Sé da Guarda.
Presentemente, é Pároco de Alvendre, Avelãs de Ambom, Rocamondo, Sobral da Serra e Vila Franca do Deão (Guarda).
Biografia
Partituras
PAGINATOR_ITEMS_PER_PAGE_LABEL
PAGINATOR_RANGE_PAGE_LABEL_2